Sorvetinhos que me Seguem...

"...Educação Infantil...e materiais para educadores"
Visite!
"O sonho mais ousado que você tiver... ainda será pequeno, comparado ao que Deus reservou para você!"

10 de jan. de 2011

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: BERÇÁRIO e MATERNAL I ( MESES à 1 ANO E MEIO)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
Trabalhar capacidades expressivas;
Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
Relação de independência com o ambiente vivido;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
Dar ênfase à musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas para o desenvolvimento da linguagem oral,
Brincar;
Expressar desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
Relacionar-se progressivamente com seus pares e os demais;
Conhecer gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc;

MOVIMENTO

Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto, gestos, movimentos simultâneo, etc;
Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no espelho;
Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias, etc;
Participação em brincadeiras de roda ou de danças circulares;
Cuidado com postura e expressão corporal;
Brincadeiras de esconder com cabaninhas, lençóis, labirintos (riscos no chão com barbante, giz,etc), texturas, areia, etc;
Brincadeiras com materiais que propiciem a descoberta e exploração do movimento;
“Leitura” de histórias com tapetes, almofadas, e brinquedos que convide a concentração;

ARTES VISUAIS –
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, fotos, vídeos, etc

NATUREZA E SOCIEDADE

Brincadeiras vinculadas a cultura;
Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais areia, etc);
Interação social para a construção de uma visão de mundo natural significativa;
Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;
Interação com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras, exploração de espaços, contato com a natureza, etc;
Noções básicas necessárias com o trato com animais, identificação de perigos que oferecem, higiene ao tocá-los, etc;
Atividades que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados, preservação, etc;
Refletir sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza;
Observação e percepção dos componentes da paisagem local e se possível das mudanças ocorridas nelas;

MATEMÁTICA

Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados, brincadeiras, etc para que reconheçam que estas estão presentes no cotidiano;
Comunicação, manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
Utilização de circuitos numéricos para andar, pular, correr;
Refletir e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas relações de comparação,quantidades, representações mentais, etc;
Noção da relação dos conceitos matemáticos entre objeto e quantidade;
Atividades como construções de torres, pistas de carrinhos e cidades com blocos de madeira ou encaixe para representar o espaço numa outra dimensão;
Organizar espaços com brinquedos e objetos que contenham números como telefones, relógios, máquina de calcular, etc;
Utilização do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o aniversário ou qualquer outro evento, etc;
Comparação do tamanho dos pés, altura, peso em gráficos;
Utilização de jogos com números;
Contagem oral e visual de sequência numérica;
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: MATERNAL II e III ( 02 à 03 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
Interessar-se pela leitura de histórias;
Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
Aprender a escutar textos e histórias;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Escolher livros para ler;
Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
Participar de pequenas dramatizações;
Reconhecer as vogais;
Identificar os nomes dos colegas;
Copiar seu nome;
Diferenciar escrita de desenhos.


MATEMÁTICA

Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
Perceber relações de causa e efeito nas coisa;
Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho;
Agrupamento de objetos ( classificação);
Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
Identificar gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades correspondentes.

ARTES

Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

MOVIMENTO

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE

Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.

MÚSICA

Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: FASE I ( 04 ANOS )

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
Criar histórias com sequência lógica;
Fazer reconto de vários estilos de texto;
Transmitir recados;
Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Nomear as letras de seu nome;
Reconhecer, identificar e grafar as letras do alfabeto;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
Evoluir da hipótese da escrita, do nível pré-silábico com letras para o silábico

MATEMÁTICA

Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não;
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
Identificar gradativamente os numerais ( até 20) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso social, contagem,
calendário);
Diferenciar números de letras.

ARTES

Reconhecer as cores básicas em situações de uso;
Evoluir no desenho, usando formas e figuras mais definidas;
Pesquisar e apreciar obras de artes;
Utilizar a rasgadura e a tesoura em situações de recortes;
Modelar livremente , massinha e argila;

MOVIMENTO

Andar, correr, saltar sem dificuldades;
Coordenar movimentos de braços e pernas;
Quicar a bola com as mãos;
Participar de jogos com regras simples;
Identificar e nomear principais partes do corpo.

NATUREZA E SOCIEDADE

Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar diferentes estilos musicais;
Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: FASE II ( 05 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
Criar histórias com sequência lógica;
Fazer reconto de vários estilos de texto;
Transmitir recados;
Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Nomear as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
Reconhecer palavras em pequenos textos;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
Evoluir da hipótese da escrita, do nível silábico para o silábico-alfabético.
Escrever espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.

MATEMÁTICA

Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
Realizar classificações e ordenações co critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré- estabelecidos;reconhecer outras formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
Identificar gradativamente os numerais ( até 50) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
Resolver problemas envolvendo a idéia de adição e subtração .

ARTES

Reconhecer as diversa cores em situações de uso;
Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
Pesquisar e apreciar obras de artes;
Fazer dobraduras simples;
Desenhar figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
Utilizar a tesoura com preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
Modelar livremente , massinha e argila, dando clareza às formas;

MOVIMENTO

Jogar e realizar atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os resultados;
Quicar a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
Identificar e nomear mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).

NATUREZA E SOCIEDADE

Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar diferentes estilos musicais;
Acompanhar ritmos simples;
Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
TURMA: ALFABETIZAÇÃO 1º ANO ( 06 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos;
Ler, interpretar, compreender a função social de diversos tipos de textos;
Usar seu repertório lingüístico e buscar estratégias para a construção da base alfabética;
Escrever e ler seu nome completo e identificar o nome completo dos colegas;
Escrever com letra de fôrma e cursiva;
Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
Acrescentar ao seu vocabulário e á escrita palavras com dificuldades ortográficas;
Produzir textos individuais ou coletivos com coerência e sequência lógica;
Evoluir da hipótese da escrita, do silábico- alfabético para o alfabético.

MATEMÁTICA

Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
Identificar critérios elaborados por terceiros para classificar e seriar;
Ter idéia de número e compreender seu uso social;
Reconhecer outras formas geométricas: losango, trapézio;
Identificar gradativamente os numerais ( até 100) e as quantidades correspondentes;
Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
Conhecer gradativamente o sistema de peso e medidas em situações de uso social;
Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
Resolver problemas envolvendo a idéias de adição e subtração .

ARTES

Utilizar a linha de base nos desenhos, que já representam objetos com relação lógica;
Desenhar a figura humana bidimensional com mais detalhes e inicio de perspectiva;
Pesquisar, apreciar e reproduzir obras de artes, reconhecendo diferentes estilos e técnicas;
Ter contato com referências da vida e obra dos pintores/autores;
Recortar gravuras e/ou cenas e montá-las novamente;
Fazer dobraduras direcionadas.

MOVIMENTO

Diferenciar conceitos da lateralidade ( direita/esquerda);
Pilar corda, usar o bambolê;
Participar de jogos de regras mais elaboradas.

NATUREZA E SOCIEDADE

Pesquisar fatos contextualizados;
Dar informações sobre dados pessoais;
Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
Associar determinadas atividades aos dias da semana;
Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.

MÚSICA

Desenvolver a memória musical;
Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
Apreciar e acompanhar diferentes estilos musicais;
Conhecer danças folclóricas e acompanhar coreografias mais complexas;
Reconhecer estilos musicais diferentes;
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


Pedagoga Luziane Nonato Pereira
Especializando em Ed. Infantil e Séries Iniciais

10 comentários:

Débora Vieira disse...

Muito interessante e útil!
Amei e já arquivei!
Bjus

Unknown disse...

Oi! Encontrei seu blog na net e confesso que gostei muuuito...muito rico em informação me será útil!!
Estou te seguindo...quando puder me faça uma visitinha vou adorar recebe-la em meu cantinho!

Josandra Rupf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carmen Mesquita disse...

Olá, seu blog é muito legal!
Vi seu blog pela comunidade do orkut e já estou te seguindo.

bjkas

Débora Vieira disse...

Olá!
Tem dois selinhos para vc no meu blog
Passa lá!
Bju grande!

Anônimo disse...

Oiêeeee Luene querida!!!! Nossa, esse seu post é uma aula!!! ùtil e rico em conhecimentos e conteúdo, principalmente pro pessoal da sua área, né? Tenha uma linda semnana, amiga, bjkas!

Dark World disse...

Olá, achei bem interessante seu blog, irá me ajudar muito. Vc comentou uma pergunta minha no yahoo resposta, sobre nervosismo em estágio. Me adc ai, pra gente trocar ideias sobre estágio, magistério, nervosismo, etc. meu msn: thais_dark@hotmail.com

Vanessa Sousa disse...

Ohn que blog lindo!
Adorei esse post sobre competências, estudei bastante esse tema e posso dizer que seu post está completíssimo!

Aproveitando a visita, deixo esse convite: Que tal conhecer as minhas bugigangas? Você vai adorar! :3

Beijinhos!
Tia Nescau
http://tianescau.blogspot.com/

Unknown disse...

Muito legal esse site, achei tão fofinho e tem tudo a ver com a educação infantil!

Mazinha disse...

Muito bom.Obrigada pelas contribuições e aprendizados.Parabéns pelo blog.❤❤❤❤