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15 de fev. de 2011

As primeiras semanas na escola

Casinha das GifsEstou (pela 1ª vez na minha vida) trabalhando de manhã! Além da adaptação das crianças, é a minha também, rs... como é duro sair da cama!!

Bom, hoje descobri mais uma leitora do meu blog Casinha das Gifs: a professora Solange! que trabalha na mesma escola que eu, e também com Fase I. Obrigado por visitar meu cantinho!! Casinha das Gifs
Na sala ao lado tem a professora Adriana que está com uma turminha, digamos manhosa: Maternal II e dedico esta publicação para ela.

Casinha das GifsBeijocas para as professoras Flávia e Simone, também companheiras de aventura!!


FASE DE ADAPTAÇÃO

Casinha das GifsA vinda para a escola é muitas vezes, uma fase difícil para mãe e filho, principalmente quando é a primeira vez que a criança vai deixar a mãe para ficar num ambiente que não é familiar.

A mãe por sua vez, também fica ansiosa e insegura, ela quer e precisa deixar a criança mas, geralmente tem aquele sentimento de dó e muitas vezes até chora. É o segundo cordão umbilical que deve ser cortado e para a mãe, isto pode representar uma perda.

Na maioria das vezes, a criança sente medo, chora e não quer ficar, o que é uma reação normal, pois ali, tudo é novo para ela, ainda não tem vínculos com ninguém e com nada.


Cabe à escola, orientar os pais, mostrando-lhes que tais reações fazem parte da adaptação, que a criança precisa de um tempo e da segurança (que eles devem passar isso para ela), até a criança e as pessoas da escola criarem vínculos de confiança e afetividade.

Ao receber uma criança, a escola recebe uma FAMÍLIA. É muito importante, haver momento onde os pais e a professora possam conversar para se conhecerem um pouco e já criar os primeiros vínculos de confiabilidade.

Há várias formas de lidar com esta fase, quando há também crianças que não têm "dificuldades" de adptação.

Para aqueles que demonstram dificuldade, é prudente orientar os pais para ficarem em um determinado lugar, sem que a criança os veja, só para terem a certeza de que tudo vai ficar bem.

O Horário deve ser gradativo, combinam de pegar a criança mais cedo até a criança se acostumar.

Outro recurso que deve ser usado também, é a criança levar seu travesserinho, almofada, bichinho ou brinquedo preferido para não se sentir sozinha.

Quando os pais forem muito ansiosos e a adaptação não acontecer, sugere-se que outra pessoa leve a criança: a babá, tia, avó ou vizinha.

O gratificante é que, com o tempo e no final deste período, aquela criança chorona e insegura torna-se saltitante, risonha e feliz no meio dos coleguinhas e com as pessoas da escola. É um mundo novo que começou...


Fonte: Uni-Duni-tê (prazer em aprender) Ed. CEDIC

4 comentários:

Vanessa Sousa disse...

Essa fase é um tanto conturbada.
As crianças que não estão acostumadas choram muito e fica eu e a mãe com dó do pequeno! rs

Mas tudo passa e com o tempo tudo fica melhor.

Adorei o post!
Beijos!
http://tianescau.blogspot.com/

Cidinha disse...

Titia também adoro seu cantinho...

Venha visitar o meu:


http://cidinhacatolica.blogspot.com

Lar das Arteiras disse...

Oi querida, vim retribuir sua visita em meu blog e dizer que o seu é muito fofo. Parabéns pelos trabalhos. Também sou professora de Ed. Infantil e aqui tem muitas idéias para nos inpirar em sala de aula. Bjos

***Coisinhas da Cri'S*** disse...

querida, q legal seu blog,muitas dicas utéis para educadores e pais tmb.
Bjinhos
Cris